domingo, 10 de agosto de 2008

Escola

Esses dias eu fiz um simulado do E.N.E.M. na escola. Foi um show de horrores.
A prova objetiva, que tinha - apenas - 63 questões, foi até que fácil, era uma prova como diz um amigo meu: "De fazê xizinho". Já eu fiz ao estilo Chico Xavier.
Já a redação... Ela vem com umas "orientações" que parecem que são desanimar, desestimular, aquele vai fazer. Eram estranhas demais, como: "A redação deve ser feita usando as formas gramaticais da Língua Portuguesa". Eu fiquei me perguntando se alguém tinha pensado em escrever em mandarim.
Mas tinham outras: "O texto que tiver 7 linhas (ou menos) escritas, será considerado em branco". Por acaso, tem como fazer um texto desenhado?
"A redação deve ser feita no local determinado da folha". Deveriam escrever isso nos cadernos também, quem vai imaginar que é para escrever naquelas linhas organizadas uma embaixo da outra.
Mas o que foi pior não foi nenhuma dessas importantes orientações e nem o "porcentual" que estava num texto de ajuda.
Foi a ignorância de uma menina que ao ler o tema, amazônia desenvolvimento sustentável, virou para um colega e perguntou: "Viu, árvore e água tem haver com o tema, né?". Na hora eu quis muito que aquilo fosse mentira, brincadeira. Mas não era. Essa menina quando pensa em amazônia, deve imaginar o quê? Prédios, carros, asfalto, índio de terno fazendo compra no shopping. Não é por acaso que o apelido dela é loira.
É triste saber que saio de casa para ouvir coisas do tipo.
E falando - falando não, porque eu estou digitando - de escola, eu lembrei de um professor que esses dias mostrou a apostila que governo do estado mandou para os professores, querendo padronizar o ensino. Legal isso, porque tinham cidades que o ensino era ruim, outras em que era muito bom. Agora não, todos ficam iguais e com o mesmo tipo de ensino, o ruim.
Isso realmente me preocupa, porque pode - por causa do ensino ruim - acabar surgindo um novo Lula. Sempre degrinem a imagem do nosso ensino usando a do nosso presidente.
Quando vejo essas coisas fico imaginando que tipo de ensino tem na Venezuela. Ou nos E.U.A.

Um comentário:

  1. Amei teu blog!

    Eu fiz esse simulado,mas na minha escola era" Biocombustives:problema ou solução?" o tema..e sobre as linhas da redação,é triste dizer que ,o menino que senta atras de mim não sabia que era pra escrever nelas e preguntou se era pra escrever ali ou do lado de tras que não tinha nada escirto ¬¬

    enfim...

    Vou começar a visitar aqui mais vezes se vc não se importar...

    bjokas.

    ResponderExcluir