segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Vendedores

Eu não tenho nada contra os vendedores, só contra a profissão deles. Mas realmente, acho que alguns não tem vocação para vender.
Na maioria das vezes eles não sabem como abordar o cliente. Uma vez eu estava passando em frente da 'Casa das Calcinhas' e tinha um cara - que parecia ter perdido o emprego de mecânico e arranjou um bico ali - na entrada gritando, ele parou e gritou para mim: "Ei! Não quer ver umas ofertas pra sua namorada, sua mãe?" Só faltou oferecer pra mim. E que tipo de filho compra calcinhas pra mãe? O Richarlyson!? Que vai comprar pra dividir com a mãe.
O que eles sempre falam quando eu entro em alguma é: "Oi, tudo bem?" Eu não sabia se eu falava que meu avô tinha morrido ou que eu tinha ido muito mal na escola, resolvi dizer apenas: "Tudo." Não pareceu ter adiantado muito minha resposta, porque logo ele veio com outra: "Posso ajudar?" E é cruel essa pergunta, porque eles sempre fazem uma cara que quase força você a dizer que sim. Porque também ficaria estranho responder: "Não! Vai pro inferno!"
(Tem sempre aquela resposta que muitas pessoas dão que é: "Eu estou só olhando" Como assim? 'Só olhando', quer dizer que se você fosse comprar iria ser por sorte. Você vai pra cartomante, pede pra ela ler sua mão e falar em que loja está o que você quer.)
Mas a pergunta que mais me chateou até hoje foi: "O que você está procurando?" Ele que não era. Não era muito difícil saber, eu sou homem, tenho 18 anos e estava olhando para Nike's e Adidas na vitrine, é o que queria era comprar cuecas. Mas tudo bem. Superei aquilo, respirei fundo, escolhi o tênis, ele trouxe, experimentei e vi que aquele vendedor era muito desesperado - ou muito viado - quando ele falou: "Nossa! Ficou lindo em você!" Mais mentiroso o Pinóquio. Eu voltei naquela loja duas semanas depois para comprar o tênis, dessas vez com uma vendedora. De verdade.
Continua.......

Nenhum comentário:

Postar um comentário