sábado, 15 de novembro de 2008

Zoo Lógico?

A alguns dias atrás eu fui ao zoológico, mas não por vontade própria e sim por maioria de votos. Eu achei ruim ter que ir, porque eu não gosto da ideia de zoológico, que é você pagar pra ver vários animais presos. É que nem cobrar para entrar num presídio, só que com uma diferença, no zoológico os animais que falam no celular ficam do lado de fora da jaula.
E pagar para entrar no zoológico já é uma estupidez, porque se paga para que o zoológico possa comprar comida e possa cobrir os gastos com manutenção para o animal ter um lugar agradável para viver, certo? Mas já não tinha tudo isso na natureza, de onde o pobre animal foi arrancado? E se ele estivesse onde ele nasceu para ficar ele viveria feliz e eu não teria que pagar para vê-lo, poderia assisti-los de graça em algum documentário do Discovery Channel, ou até no Globo Repórter, sei lá.
Não consigo entender como que as pessoas ainda vão em lugares como esse, se bem que até hoje o Sílvio Santos consegue encher a plateia do seu programa - em todos os sentidos. Porque você vai no zoológico e só vê o animal fazer três coisas: dormir, fazer movimentos repetitivos e ficar parado com cara de tédio. O que é quase a descrição de uma adolescente (a)normal.
O pior foi ver como algumas pessoas se impressionam com os animais. Tinha um senhor perto dos elefantes e falando para uma criança: "Você viu! Ele é grande mesmo!" É claro era um elefante! Ou será que esse tiozinho via um pela TV e pensava: "Como eles são pequenos, cabem dentro da televisão!". Tinha uma outra senhora impressionada com um leão - marinho dormindo, estava até tirando foto e falando: "Nossa, como ele é enorme!" Fico imaginando se ela visse meu avô dormindo sem camisa depois do almoço, acho que iria chamar o Fantástico para documentar, porque aquilo sim era grande.
E interessante é eles colocarem nas placas de identificação na frente da jaula: nome, nome científico, habitat natural etc. Por que por o habitat natural do animal? Para ele saber onde era para ele estar ao invés daquela jaula fedida?
E como é comum no dia em que fui o zoológico estava cheio de crianças que foram em excursão escolar, que me faz pensar, qual o objetivo de levar as crianças ao zoo? Ensinar que não se deve maltratar os animais, mas se for fazer, que pelo menos ganhe dinheiro com isso.
Foi legal ver um professor na frente da jaula das girafas perguntar: "Que animal é esse?" Um professor de creche!? E ele não satisfeito em ver que as crianças sabiam que animal era, que afinal até alguma ex-BBB saberia responder essa, ele pergunta: "E onde as girafas moram?" Como nenhuma criança se manifestou ele mesmo respondeu: "Na África!". Mentira! Elas moravam no zoológico, eu sei porque eu vi, elas estavam ali bem na minha frente. Eu fiquei confuso pensando qual era o objetivo daquele professor?
Acho que mostrar a verdadeira contradição que é um zoo. Lógico!

Um comentário:

  1. Puxa vida!!!! Esse texto me fez ficar com peso na consciência. Acho que nunca mais vou ao Zoo.
    Muito bom esse texto, Daniel, na minha opinião, um dos melhores que vc já escreveu!!! Pelo menos pra alguma coisa serviu vc ter ido ao Zoológico???
    Um bjão.

    ResponderExcluir