quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Amigo Secreto

Dezembro é o mês do comércio. E 25 é o dia comprar e vender. E todos estão comprando algo como: roupas, celulares, videogames, comida; e algumas pessoas, praticamente, jogam seu dinheiro fora, com rojão, drogas, enfeites, DVD da Furacão 2000 Tsunami 2, mas eu já falei drogas.
Todas as pessoas tem que gastar dinheiro, nesse mês, em algo que não era tão necessário. Pode olhar aonde você guarda aquilo que não é mais útil, algumas coisas você comprou em Dezembro. Ou pior ganhou, no "Amigo Secreto".
Que só serve para incentivar o consumo nesse mês. Eu não gosto, não sei se é minha falta de sorte, se é porque eu sempre fico por último ou simplesmente achar que a ideia de outra pessoa me comprar um presente sem me consultar, sendo que quem usará o presente sou eu, não seja algo que me agrade.
Outra coisa que realmente me incomoda é o nome, 'Amigo Secreto', é estranho. Como que se consegue um 'amigo secreto', viro amigo do James Bond? Quem tem 'amigo' assim são as pessoas que ligam pro CVV, porque se você ligar pra eles todos são seus amigos, mas ninguém quer te conhecer pessoalmente.
E tem algumas variações também, como: 'Amigo Invisível', que eu acredito que esse só aconteça com o pessoal do X-Men. Uma menina da escola chegou pra mim e perguntou se eu queria participar do 'Amigo Chocolate' na hora eu não achei interessante todos darem presentes só pro Buiú.
Mas se tem algo que me irrita são aquelas piadinhas chatas que sempre fazem na hora da revelação, tipo: "O meu amigo secreto... é... uma... pessoa..." Eu fico imaginando quem ouve isso e pensa: "Droga! Eu sabia que Alcebiades era nome de gente!" Essa piadinha é mais chata que a do pavê. Eu tinha um tio que quis mudar a piada e descreveu a pessoa: "Essa pessoa tem cabelo, tem dente..." O Silvio Santos e a vovó já estão de fora.
Sempre tem que ter esse mistério para entregar o presente, "ninguém deve ler o seu 'papelzinho'", "não fale pra ninguém" ou "se você tentar ler o meu de novo eu enfio essa caneta no seu...". Essas coisas nunca dão certo, sempre tem alguém que sabe e fala pra todo mundo. Se é do trabalho, alguma mulher já sabe quem tirou quem e sempre fala o que as pessoas querem ganhar. Se for na família, aí é uma confusão porque essas coisas em família não dão muito certo.
Por isso um grande sábio disse: "Amigo bom é amigo imaginário, quando ele quiser alguma coisa de você é só parar de imaginar ele!"

2 comentários:

  1. legal o texto, também odeio amigos secretos, aquela enrolação e tudo mais, mas gosto de ganhar presentes sem ter escolhidos, sinto um pouco de falta disso hoje em dia.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou adepta de presentear amigos sempre, não só porque o Natal está chegando ou a páscoa com o bendito amigo chocolate.
    Mas apesar de ainda compartilhar dessa "tradição" recente, não sou a favor.

    ResponderExcluir