segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Canções Infantis

Na maioria das canções infantis - que nos obrigam a cantar quando éramos indefesos alunos de creche - se você analisar a letra vai perceber que ela tem um conteúdo tão duvidoso quanto o Paulo Maluf. Perceba a ideia que o texto passa:
"Atirei o pau no gato, mas o gato não morreu..." Então esse atirador alvejou o indefeso gato com intenção de matar o coitado e se isso não fosse suficiente ele fica triste de não ter conseguido fazer. E continua piorando:
"...Dona Chica admirou-se, com o berro que o gato deu." E essa velha da Dona Chica (digo velha porque duvido que quando você leu 'Dona Chica' ao invés de imaginar uma velha com roupa cafona e um bolsa cheia de remédios, você tenha imaginado uma moça de 19 anos parecida com a Barbie) fica admirada com o sofrimento do pobre animal, que espécie de mulher é essa? A avó do Maníaco do Parque?
Tem outras piores também, como:
"Boi, boi, boi, Boi da Cara Preta, pega esse(a) menino(a) que tem medo de careta." Por que fazer isso com a criança!? o que que ela vai poder dizer em sua defesa: "Eu não tenho mais medo de careta e prometo virar vegetariano!" Se ela tem medo de careta, eu acho um boi preto não vai ajudar a curar esse medo. É que nem injetar direto na veia leite condensado pra curar diabete. E por que o boi tem que ter a cara preta? Se eu tivesse medo de careta era só ver o boi que eu me assustava, ele não precisava ser preto.
Tem um trecho - do final - da 'Se essa rua fosse minha', assim:
"Se roubei, se roubei teu coração, Tu roubaste, tu roubaste o meu também, Se roubei, se roubei teu coração, É porque, só porque te quero bem." Roubou o coração e queria o bem da pessoa, igual o Lindemberg falar que ama a Eloá.
Essa eu realmente não entendo:
"Adoleta, Lê pêti, pêti lá, Lê café com chocolá, Adoleta, Puxa o rabo do tatu, quem saiu foi tu." O que é 'Lê café com chocolá'? Capuccino em francês?! E por que 'puxar o rabo do tatu'? Um bichinho tão legal, o que será que ele fez? Cuspiu no 'café com chocolá'?
E tem a do "Peixe vivo", acho que foi por causa dessa música que começou o movimento emo entre os jovens. Será que essa foi a primeira música emo da história? Não. Chico Mineiro que praticamente lançou o emo e também deve ter servido de inspiração para o 'Segredo de Brokeback Mountain'.
E todas ás vezes que eu ouço essas musiquinhas, eu penso qual será o objetivo delas? Estragar a mente das criancinhas. Será que nunca acharam bom analisar isso antes de passar para as crianças? Se foi analisada algum dia deve ter sido pelo Raul Seixas, ou alguém tão cuidadoso que nem ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário